O filósofo tcheco combateu o sistema medieval, defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança
Foto: Corbis /Stock Photos
Quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. Também acreditamos que o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação é um princípio que só surgiu há algumas dezenas de anos. De fato, essas idéias se consagraram apenas no século 20, e assim mesmo não em todos os lugares do mundo. Mas elas já eram defendidas em pleno século 17 por Comênio (1592-1670), o pensador tcheco que é considerado o primeiro grande nome da moderna história da educação. A obra mais importante de Comênio, Didactica Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A obra, à qual o autor se dedicou ao longo de sua vida, tinha grande ambição. "Comênio chama sua didática de ‘magna’ porque ele não queria uma obra restrita, localizada", diz João Luiz Gasparin, professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. "Ela tinha de ser grande, como o mundo que estava sendo descoberto naquele momento, com a expansão do comércio e das navegações."
No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança. O professor passaria a ser visto como um profissional, não um missionário, e seria bem remunerado por isso. E a organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades. Ruptura com a escolástica Comênio era cristão protestante e pertencia ao grupo religioso Irmãos Boêmios, ao qual se manteve vinculado por toda a vida, tornando-se, em 1648, bispo dos morávios. Embora profundamente religioso, o pensador propôs uma ruptura radical com o modelo de escola até então praticado pela Igreja Católica, aquele voltado apenas para a elite e dedicado primordialmente aos estudos abstratos. Ainda vigoravam as doutrinas escolásticas da Idade Média, pelas quais todas as questões teóricas se subordinavam à teologia cristã.
Biografia O nome Comênio é o aportuguesamento da assinatura latina (Comenius) de Jan Amos Komensky, nascido em 1592 em Nivnice, Morávia (então domínio dos Habsburgos, hoje República Tcheca). O pensador Comênio foi filho único de um casal de membros do grupo protestante Irmãos Boêmios. Na Universidade de Heidelberg (Alemanha), se entusiasmou com as idéias de filósofos que criavam uma concepção de ciência baseada no empirismo. Seguiu carreira religiosa e teve de fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais. Essas idéias seduziram pensadores da Inglaterra, que o convidaram a trabalhar no país, mas o projeto foi abortado pela eclosão da Guerra Civil Inglesa, em 1642. Tentativas de reforma escolar a pedido dos governos da Suécia e da Hungria acabaram fracassando – em parte por causa da insistência do pensador em divulgar sua "pansofia", sem sucesso – e ele voltou para a Polônia. Comênio teve novamente de fugir de uma guerra civil e estabeleceu-se em Amsterdã, onde permaneceu até morrer, em 1670. Por essa época, seus livros de texto ilustrados para o aprendizado de línguas e ciências tinham se tornado uma bem-sucedida novidade nas escolas da Europa.
Comênio não foi o único pensador de seu tempo a combater o pedantismo literário e o sadismo pedagógico, mas ousou ser o principal teórico de um modelo de escola que deveria ensinar "tudo a todos", aí incluídos os portadores de deficiência mental e as meninas, na época alijados da educação. "Ele defendia o acesso irrestrito à escrita, à leitura e ao cálculo, para que todos pudessem ler a Bíblia e comerciar", diz Gasparin. Comênio respondia assim a duas urgências de seu tempo: o aparecimento da burguesia mercantil nas cidades européias e o direito, reivindicado pelos protestantes, à livre interpretação dos textos religiosos, proibida pela Igreja Católica. A obra de Comênio corresponde também a outras novidades, entre elas "o despertar de uma nova concepção de criança", como diz Gasparin. "Ele a trata em seus livros com muita delicadeza, num tempo em que a escola existia sob a égide da palmatória", continua o professor. "A educação era vista e praticada como um castigo e não oferecia elementos para que depois as pessoas se situassem de forma mais ampla na sociedade. Comênio reagiu a esse quadro com uma pergunta: por que não se aprende brincando?"
Foto: Corbis /Stock Photos
Quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. Também acreditamos que o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação é um princípio que só surgiu há algumas dezenas de anos. De fato, essas idéias se consagraram apenas no século 20, e assim mesmo não em todos os lugares do mundo. Mas elas já eram defendidas em pleno século 17 por Comênio (1592-1670), o pensador tcheco que é considerado o primeiro grande nome da moderna história da educação. A obra mais importante de Comênio, Didactica Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A obra, à qual o autor se dedicou ao longo de sua vida, tinha grande ambição. "Comênio chama sua didática de ‘magna’ porque ele não queria uma obra restrita, localizada", diz João Luiz Gasparin, professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. "Ela tinha de ser grande, como o mundo que estava sendo descoberto naquele momento, com a expansão do comércio e das navegações."
No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança. O professor passaria a ser visto como um profissional, não um missionário, e seria bem remunerado por isso. E a organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades. Ruptura com a escolástica Comênio era cristão protestante e pertencia ao grupo religioso Irmãos Boêmios, ao qual se manteve vinculado por toda a vida, tornando-se, em 1648, bispo dos morávios. Embora profundamente religioso, o pensador propôs uma ruptura radical com o modelo de escola até então praticado pela Igreja Católica, aquele voltado apenas para a elite e dedicado primordialmente aos estudos abstratos. Ainda vigoravam as doutrinas escolásticas da Idade Média, pelas quais todas as questões teóricas se subordinavam à teologia cristã.
Biografia O nome Comênio é o aportuguesamento da assinatura latina (Comenius) de Jan Amos Komensky, nascido em 1592 em Nivnice, Morávia (então domínio dos Habsburgos, hoje República Tcheca). O pensador Comênio foi filho único de um casal de membros do grupo protestante Irmãos Boêmios. Na Universidade de Heidelberg (Alemanha), se entusiasmou com as idéias de filósofos que criavam uma concepção de ciência baseada no empirismo. Seguiu carreira religiosa e teve de fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais. Essas idéias seduziram pensadores da Inglaterra, que o convidaram a trabalhar no país, mas o projeto foi abortado pela eclosão da Guerra Civil Inglesa, em 1642. Tentativas de reforma escolar a pedido dos governos da Suécia e da Hungria acabaram fracassando – em parte por causa da insistência do pensador em divulgar sua "pansofia", sem sucesso – e ele voltou para a Polônia. Comênio teve novamente de fugir de uma guerra civil e estabeleceu-se em Amsterdã, onde permaneceu até morrer, em 1670. Por essa época, seus livros de texto ilustrados para o aprendizado de línguas e ciências tinham se tornado uma bem-sucedida novidade nas escolas da Europa.
Comênio não foi o único pensador de seu tempo a combater o pedantismo literário e o sadismo pedagógico, mas ousou ser o principal teórico de um modelo de escola que deveria ensinar "tudo a todos", aí incluídos os portadores de deficiência mental e as meninas, na época alijados da educação. "Ele defendia o acesso irrestrito à escrita, à leitura e ao cálculo, para que todos pudessem ler a Bíblia e comerciar", diz Gasparin. Comênio respondia assim a duas urgências de seu tempo: o aparecimento da burguesia mercantil nas cidades européias e o direito, reivindicado pelos protestantes, à livre interpretação dos textos religiosos, proibida pela Igreja Católica. A obra de Comênio corresponde também a outras novidades, entre elas "o despertar de uma nova concepção de criança", como diz Gasparin. "Ele a trata em seus livros com muita delicadeza, num tempo em que a escola existia sob a égide da palmatória", continua o professor. "A educação era vista e praticada como um castigo e não oferecia elementos para que depois as pessoas se situassem de forma mais ampla na sociedade. Comênio reagiu a esse quadro com uma pergunta: por que não se aprende brincando?"
Salvação da alma
Sob influência de seitas protestantes e do filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626), Comênio acreditava que a salvação da alma poderia ser alcançada durante a vida terrena e que o caminho para isso poderia ter a ajuda da ciência. Para ele, a criatura humana correspondia ao ideal de perfeição. Comênio acreditava que, por ser dotado de razão, o homem pode entender a si e a todas as coisas. Portanto, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Seguindo esse pensamento, Comênio conclui que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Para pensar
A maior contribuição de Comênio para a educação dos dias de hoje é, segundo o professor Gasparin, a idéia de "trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados à disposição". De tão fascinado pela invenção da imprensa e pela possibilidade de disseminação de conhecimento que ela representava, Comênio criou a expressão "didacografia" para designar o método universal de ensino que ele pretendia inaugurar. Nos dias de hoje, a tecnologia da informação seria capaz de realizar essa revolução? Qual é sua opinião?
No pensamento humanista do pedagogo tcheco, a instrução e o trabalho diferenciavam o homem burguês do homem feudal. Em sua trajetória, o novo indivíduo deveria imitar a natureza, porque, emulando Deus e respeitando as aptidões de cada um, não haveria possibilidade de erro. De Bacon, Comênio adotou o método empírico de explorar o mundo, em contraposição às verdades impostas pelo ensino medieval. Pela experimentação, ele acreditava que todos poderiam vir a enxergar a harmonia do universo sob o caos aparente. "Comênio queria mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação", diz Gasparin. "Era um grande idealista."
Em busca da harmonia universal
Comênio viveu a maior parte da vida cercado de guerras. Algumas delas, como a Guerra dos 30 Anos, de protestantes contra católicos, lhe diziam respeito diretamente. Toda sua obra foi marcada profundamente por isso, uma vez que o fim último de seu pensamento era a compreensão universal, que uniria toda a humanidade. Ele perseguiu desde a juventude a unificação da totalidade do conhecimento humano, porque imaginava que ele era finito e imutável. A construção de uma enciclopédia do saber e sua adaptação às capacidades infantis são o grande tema da pedagogia de Comênio, e para sustentá-la ele criou uma base filosófica que denominou "pansofia", a procura de um princípio básico que harmonizasse todo o saber. Ao contrário de seu pensamento educacional, que suscitou interesse pela Europa afora, a pansofia não teve seguidores.
Thiago Moraes Baptista
ResponderExcluirAdministração 2° periodo
Boa tarde prof.
Pelo o que eu entendi Comênio acreditava e lutou para melhora a educação e tambem a sociedade, pois ele queria que todos tivessem o direito de estudar não so os homens mais tambem as mulheres e as pessoas com deficiência. Ele tambem sabia da importancia das crianças para o mundo e dava um grande valor para elas, e ainda ele dava muito valor ao se humano pois ele sabia que todos os seres humanos tinham grandes capacidade e suma importancia para o mundo que se mudificava e assim como suas obras ele mudou muitas coisa e realizou muitos avanços não só pra sociedade como para a educação. Um homem de muita garra e sabedoria na qual tentou fazer um pouco para mundar o mundo para melhor.
Eferson Estef. dos Santos
ResponderExcluirAdministração 2º Periodo
Boa Noite!
Após ler o texto, cheguei a conclusão de que nos dias atuais a tecnologia da informação é capaz sim de realisar essa revolução. Mostrando a nos a realidade em que vivemos, e as dificuldades atuais,e maneira de melhorar e trazer o bem estar pra sociedade, para que vivamos melhor..
Odair R.Dde Oliveria
ResponderExcluirseg.per.adm
De acordo com o que li no texto,Comênio defendia educação para todos sem distinção de raça,sexo e cor
pois ,so atravês da educação poderemos chegar
conquistar algo que pleiteano nas nossas vidas
com certeza so atravês da educação teremos acesso
a pesquisas,duvidas,conhecimentos e muito mais
em a relação tecnologia da informatica temos
informações,temos conhecimento mas não e este
tipo de educação que a sociedade necessita para
viver em o dia a dia.
Isaias Matheus da Slva
ResponderExcluirADM 2º periodo
Comênio era um idealista com o proposito de fazer com que aducaçao seja conhecida e passada por todos da sociedade. Eu apoio suas ideias pelo fato da falta de educaçao e diciplina que está havendo em nossa sociedade juntamente com a falta de respeito. E acredito que a Didatica tem grande chances de mudar as pessoas de um modo que elas pare um pouco e "abra a mente" pra ver o que esta acontecendo, pois elas estao "cegas" e sem um "norte seguro". Educaçao para todos...
Indynara Ferreira da Silva
ResponderExcluirAdministração - 2ºperíodo
Boa Tarde
Esse texto de Comênio diz respeito a uma coisa muito importante que é a educação.Comênio queria a educaçaõ para todos sem distinção, ele lutou e acreditou que somente com a melhoria da educação podemos ter uma sociedade melhor.
Não é porque alquen é de uma classe mais baixa, deficiente, ou de uma cultura diferente que não possa estudar, todos temos direito.
A tecnologia de informação pode sim nos mostrar como está nossa realidade,com muitas dificuldades e orientar uma maneira de melhorar nos proporcionando bem estar.Mas isso não basta precisamos de muito mais.
Leluane Aparecida Borges
ResponderExcluirBoa Tarde Profº,
Bom,Comenius mantinha um constante espirito de reforma,como se a educação fosse um instrumento para grandes transformações e que geraria libertação,sem distinção.Acredito que hoje em dia a tecnologia sem duvidas realizaria essa revolução,pois motiva e conduz o aluno a descobertas,não é a salvação da educação,mas contribui para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
Administração- 2ºPeriodo.
THIAGO DE OLIVEIRA, ADMINISTRAÇÃO, 2 PERIODO
ResponderExcluirboa noite professor !!!
bem eu li e reli o artigo e achu k entre os comentarios acima,oque mais se encaixa é o do outro Thiago, pois Comenius buscava levar a educação para todos,não apenas para os homens que teriam no ponto de vista da sociedade a obrigação de estudar para adminitrar e trabalhar na sociedade,mas sim todos k formavam a sociedade como as mulheres e os deficientes também. Ele acreditava que a educação era a base de tudo e tentava leva-la para todos mesmo com as guerras e conflitos que aconteceramo na sua época!
Boa noite,
ResponderExcluirMaria Elaboré de oliveira Lourenço
2°Período ADMINISTRAÇÃO
Com certeza porque a tecnologia da informação é algo que fascina; trazendo a realidade social para dentro da sala de aula faz com que o individuo se sinta envolvido e mais próximo do conteúdo a ser ensinado e com isso apresente resultados mais satisfatórios, para Comenio a educação tinha que começar cedo e ser para todos, para ele a educação era um meio para transformar os seres humanos em criaturas melhores,e o mais importante não era aprender e sim fazer .
CATIA OLIVEIRA SCALENGHI
ResponderExcluir2º periodo de Ciências Contabeis
Segundo a teoria e ideais de Comênio ele devendia uam educação para todos um modo que as informações chegassem a todos. na verdade ele queria era inclusão naquela epoca de todos os povos a educação sem discriminar a classe social posição politica e a opção religiosa que naquele tempo era bem severa e tinha um unico perfil de beneficiar a elite da epoca. hoje em dia é bem mais facil trabalhar a educação com todo o desenvolvimento que existe disponivel no mundo.
Renata Oliveira
ResponderExcluir2º periodo de Ciencias Contabeis
Comenio defendia que a educação tinha que ter o acesso de todas as pessoas e que para isso a educação nao poderia ser somente para a elite que tinha que incluir as mulheres que naquele tempo eram privadas da maioria das coisas e que a educação tinha começar cedo. Eu entendi que ele queria que quando chegassemos nos tempos de hoje todos teriam acesso a todos os tipos de informações educativas ainda mais com toda tecnologia que temos, mais infelizmente toda essa tecnologia nao chega a todos e ainda é problema do pais ja que a onclusão digital ainda é privilegio para poucos.
Sabrina Aparecida Neder
ResponderExcluir2º periodo de Ciencias Contabeis
Entendi que o filosofo Comenio defendia a tese que a educação tem que ser prioridade, mais não somente para a elite mais sim para todos quando ele defendia o ideal que a educação tinha que chegar a todos ele tinha toda razão pois o conhecimento e as informações tem que ser para todos independente de raça, sexo ou religião. Acredito que temos sim nos dias de hoje trazer a realidade para a sala de aula basta boa vontade daqueles que são responsavel pelo desenvolvimento educacional das pessoas. Da mesma forma que Comenio naquele tempo acreditou que a educação podia ser para todos, acredito que a educação pode melhorar muita mais.
Emerson Junior de Carvalho Maciel
ResponderExcluirADMINISTRAÇÃO-2°PERIODO
BOM DIA PROF.
Pelo que eu entendi Comênio procurou lutar e tentar melhorar a educação, pois ele fala que a escola deveria ensinar “tudo a todos”, acho isso correto pois a educação é um direito de todas as pessoas,e a realidade social trazida para a sala de aula pode ajudar numa melhor educação garantindo pessoas mais informadas, mais capacitadas, pessoas com vontade de explorar o mundo, enchergam longe e buscam soluções para melhorias.Comênio foi uma pessoa que se preocupava com o próximo,não deixava o ser humano de lado, foi um idealiasta que tentou mudar para melhor a sociedade.Se existirem sempre pessoas como ele quem sabe um dia a educação não seja melhor.
Sarah Lúcia Andrade
ResponderExcluir2º Período de Ciências Contábeis
Comênio acreditava que a educação deveria ser um instrumento de instrução para todos, nao deveria estar restrita apenas as camadas mais favorecidas da sociedade.Ele acreditava também que a inteligência e sentimentos das crianças deveriam ser respeitadas, e que o relacionamento entre eles deveria ser harmonioso e natural.Ele via os avanço da tecnologia como forma de auxiliar a universalidade da educação.
Camila Maria Nascimento Corrêa
ResponderExcluir2° Período de Administraçao
Comênio foi um dos maiores pensadores da educação sem dúvidas.Suas idéias e visões arrojadas demonstram ser avançadas até para os dias atuais.A maneira como pretendia aplicar a educação usando-a como caminho para felicidade,para conquistas humanas é surpreendente e ao mesmo tempo intrigante...Relacionando a tecnologia da informação com a intenção de Comênio de ensinar tudo a todos ( e que todos aprendecem totalmente),de maneira prática, objetiva e abrangente,constatamos que esta ferramente pode sim ajudar a trazer a realidade para perto dos alunos,já que cada vez mais as pessoas conseguem um acesso à informatica,aos diversos meios de comunicação e se interagem com esse crescimento tecnológico.O mundo gira em torno da tecnologia e o homem já não consegue fazer quase nada sem ela.
Márcia C Salviano Nogueira
ResponderExcluir2ºperíodo Admininstração
Boa tarde Professor!
O texto nos mostra claramente o principal objetivo de Comenenio,ele considerava a educação o maior bem dos seres humanos e acreditava na capacidade das pessoas, de que todos poderiam aprender, tanto crianças e mulheres que naquela época não tinham direito de estudarem.
Comenio diz ainda que a educação é o maior fator capaz de transformar a sociedade, hoje vivemos dias previstos por Comenio em seus protestos, uma vez que apesar de faltarem muitos pontos na nossa sociedade a serem corrigidos,ja se evoluiu consideravelmente em relação àquela época.
Alisson Matheus
ResponderExcluir2ºPeríodo de Ciências Contábeis
Após lido o texto, fica entendido que Comênio foi um grande representante da educação moderna por realmente se preocupar com as crianças é no que teve maior destaque.
A forma de defender a tese de que "tudo é para todos" fez de Comenio um dos mais famosos.
pensadores de sua época fazendo com que todos
tivessem direito as mais variadas informaçoes
possiveis e nao apenas os de classe alta.
O que também chama atenção é o fato de levar a realidade para as salas de aula. Hoje a educação está bem mais pratica do que ha muitos anos.
A pansofia, que é ter conhecimento de tudo ajuda nao so na cultura dos alunos como também naquilo que eles poderão passar adiante futuramente, e é interressante ressaltar que essa sua técnica nao estava tao errada assim.
Da para entender do texto que Romenio sempre lutou pelo melhor estado das pessoas e que ajudou muito com sua ideias de que todos tinham direito a mesma educação. É possivel reconhecer que desde aquela época ele ja podia saber que chegaríamos num ponto em que a educação seria importante sim, mass nao como ele queria que fosse.
Ele fez bastante coisa, mas ainda ha muita a fazer com a educação em prol de todos.
Irmeson F. Gomes Junior (Jambo) huahuahuahua
ResponderExcluir2º Período Ciências Contábeis
Fala ai Professor
Entendi que no texto Comênio Propôs um sistema articulado de ensino, reconhecendo o igual direito de todos os homens ao saber.
Entendi tambem que ele Defendia sua pedagogia com a máxima: "Ensinar tudo a todos" que sintetizaria os princípios e fundamentos que permitiriam ao homem colocar-se no mundo como autor. Objectivando a aproximação do homem a Deus, seu objetivo central era tornar os homens bons cristãos - sábios no pensamento, dotados de fé, capazes de praticar acções virtuosas estendendo-se a todos
Fernanda de Paula da Silva Lemes
ResponderExcluir2° Período de Administraçao
Bom dia prodessor,
Comênio era um homem moderno,com ideias modernas preoculpado com a educaçào para todos,se preoculpava com bem estar de todos sem preconceitos,e também achava a tecnologia uma ótima forma de ensino para muitas das vezes mostrar a realidade.Com certeza Comênio foi um grade pensador.
Natália Salviano Nogueira
ResponderExcluir2ºPeríodo Adm.
Boa tarde Profº
No texto podemos entender porque Comênio foi tão importante para a educação, ele se importava muito com aducação desde a infância, entendia desde o século 17 que a educação era o pulo de Felicidade para os seres humanos, que a partir do momento que o mundo desse a devida importância a ela, poderiamos mudar o mundo, ele sempre defendeu a educação para todos, o respeito aos sentomentos das crianças, também com um pensamento já muito a frente de seu tempo, podemos agradecer a ele tudo que temos hoje referente a atenção que nossos governates dão a ela, mesmo não sendo o necessario precisamos de muito mais para chegar onde Comênio verdadeiramente queria.
DEUVÂNIO ALUISIO PEREIRA
ResponderExcluir2° PERIODO DE ADMINISTRAÇÃO
BOA TARDE,APESAR DE NÃO TER ASSISTIDO A ULTIMA AULA ME INFORMEI DA MÁTÉRIA
Comênio foi um educador que lutou pelo os direitos dos mais fracos, onde ele queria educar a todos sem descriminação, mais naquela época só estudavam os burgueses, ou para trabalhar em serviços que precisavam da educação. Pobres, negros e mulheres não tinham acesso a educação,ele enxergou do outro lado que nada mais é o futuro,suas idéias eram fantásticas e servem até para os dias de hoje, mais os poderosos daquela época não queria que todos aprendessem pois o conhecimento poderia prejudica-los e isso acontece até nos dias de hoje, e infelizmente estamos pagando a conta.
Alisson Constantino - 2º Período de Administração
ResponderExcluirBom dia!
O texto nos passa a idéia sobre um grande lutador pela educação para todos independentimente de raça ou condição social,naquela época a educação não era para todos o que prejudicou muitas pessoas que tinham dons para o aprendizado e por causa dessa discriminação talvez a história ficou cega para possíveis pensadores,filósofos,matemáticos que por falta de oportunidade não foram reconhecidos.
Boa tarde,
ResponderExcluirPelo que li,e sobre os dias de hoje,a tecnologia da informaçao e capaz sim de melhorar bem nos atuais dias,os ensinamentos,se a gente reparar os detalhes,ja esta melhorando muito de uns anos pra ca,hoje so nao estuda quem nao quer,pois tem varias opçoes,curso a distancia ja e uma evoluçao grande,mas isto pode aperfeiçuar muito se os nossos governantes ajudassem,mas etsamos no caminho de Comenio,um Abraço
Leonardo Almeida Quirino Faria
2ºperiodo administraçao
Nayara Rosa Bastos
ResponderExcluir2º periodo de Ciências Contabeis
Boa noite
Na minha percepção Comênio era um homem com ideiais modernos para sua epoca pois lutava por uma educação que chegasse a todos. o que naquele tempo era dificil devido a repreensão que os povos viviam pelas igrejas e pelas guerras que se alastravam mundo a fora, mesmo com tudo isso ele nunca deixou de acreditar que um dia poderia a educação estar ao acesso de todos. e nos dias de hoje com toda tecnologia que temos ainda enfrentamos algumas barreiras, mais estamos caminhando para um futuro mais promissor trazendo a realidade de cada comunidade para as salas de aula respeitando sempre suas diferenças.
JOSEANE KÉSSIA ROQUE
ResponderExcluirADM. 2º PER
Penso que a somente a tecnologia da informação não seria capaz de realizar uma revolução na educação, já que nem todos tem acesso a essa tecnologia e menos ainda a educação. Apesar de que, com o passar dos tempos, a educação tem melhorado, ainda deixa muito a desejar. Para Comênio a educação deveria ser para todos e igualmente ensinada, sem distinção de sexo, cor ou classe social. Mas a realidade que vivemos é bem diferente, pois para se ter uma educação de qualidade tem que se pagar um alto preço por isso. Hoje a educação - para os reponsáveis por ela - é somente a alfabetização, ler e escrever, e inibir cada um de expor seus pensamentos, suas idéias. Quanto menos pessoas sabendo o que realmente querem, melhor para serem manipuladas. Para que esse cenário mudasse, deveria haver melhor capacitação dos educadores e melhores estruturas físicas das escolas. Mudar os "métodos" de educação, deixar de ser ensinado "é assim, por que eu sou o professor e eu sei", para ensinar que todos sabem algo, todos tem algum conhecimento para ser trocado, e desenvolver em cada um a capacidade de pensar por si. Comênio contribui sim, e muito, para o desenvolvimento e crescimento da educação de uma maneira geral, mas hoje em dia, ainda tem muito a ser feito para que ela seja igual para todos como ele defendia.
Marcio Henrique Prock
ResponderExcluirAdm 2° Per
O texto nos apresenta uma pessoa que defendeu o ensino para todos e que respeitou a inteligência e o sentimento das crianças, porém era uma época em que as pessoas sofriam uma certa repreensão até mesmo por questões religiosas, o que dificultava Comênio alcançar o que tanto almejava( uma revolução na educação). Nos dias atuais, o ensino, principalmente nas escolas publicas não é satisfatório, já que o sistema de ensino não é tão rigoroso o quanto devia ser. Acredito que o sistema educacional no país tem muito a melhorar, mas somente com a intervenção do governo , criando projetos que visam a melhoria e investindo mais na formação básica do ser humano , a educação, isso possa surtir o efeito.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirArine Mª Pereira da Silva
ResponderExcluir2ºPeríodo - Ciências Contábeis
Apesar das épocas serem diferentes, Comênio já tinha uma visão que hoje com toda nossa tecnologia não conseguimos ter, ou as vezes até temos sim, mas não fazemos nada. Eu também concordo com sua ideologia, a educação pode sim mudar uma sociedade, mas isso envolve muitas coisas, não somente professores dedicados na profissão, mas também com uma mesma visão, objetivo. Precisamos de pessoas que faz acontecer tipo.... Comênio.
Fernando Carvalho Mafra
ResponderExcluir2° periodo de ADMINISTRAÇÂO
Bom, a meu ver a tecnologia de informação é capaz sim de melhorar muito na educação da sociedade mais ela tem que ser bem usa, pois num adianta de nada tentar usá-la para melhorar na educação se não tiver um bom conhecimento do que esta ao seu alcance. Do mesmo jeito que ela poder ser muito importante sabendo usar corretamente ela também pode prejudicar um pouco quando num traz exatamente a verdade.
Eduardo da Silva Alves
ResponderExcluir2ºperíodo de Administração
A educação teve um dos maiores pensadores no seu currículum,com idéias e interpretações que buscaram colocar a educação como fundamento principal para a sobrevivência da sociedade moderna.Comênio protagonizou e transformou argumentos que propusessem a nação de como a maneira de se pensar, estava relacionado com o saber, e de certa forma,obteve êxito e mérito na modificação da estrutura educacional em uma tecnologia a serviço da educação.Contudo,temos a certeza de que Comênio estava certo ao introduzir a educação para todos,sendo assim, fazendo disso um direito de toda a sociedade.
Daniela da Rocha Gomes
ResponderExcluir2º período Ciências Contábeis
Na minha opinião todos nós deveríamos nos preocupar mais com educação no nosso país, porque ela esta bem esquecida. Deveria ter mais empenho para se obter o resultado que todos esperam, de uma sociedade mais justa, onde todos tenham um conhecimento para serem felizes e conseguirem aquilo que desejam, o reconhecimento por aquilo que nos esforçamos para aprender.
Karina Gonçalves de Oliveira
ResponderExcluir2° Período ADM.
Comênio sempre defendia a educação para que a sociedade tivesse um bom conhecimento,lutou sem pensar nas conseguencias.Ele acreditava que a salvação da alma poderia ser alcançada durante a vida na terra e que o caminho para isso seria com a ajuda da ciência.
Bom na minha opinião a tecnologia da informação nos dias de hoje é realmente muito util, mas a sociedade não ira sobreviver so da ciência e da tecnologia.Acho que o mundo no geral necessita de coisas muito mas importantes, que a tecnologia não podera substituir.
ALEX VENANCIO DA SILVA
ResponderExcluir2º PER. CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Para Comênio a educação deveria estar ao alcance de todos, pois o mundo não é mundo se não der ênfase para a educação, ao conhecimento, a pesquisa.Na minha opinião, para isso acontecer todos devem lutar, porque não adianta nada um querer pelos outros. Quando todos perceberem que a educação é a base de tudo é que a sociedade mudará.
CAMILA DANIELE PAIVA
ResponderExcluir2° PER. CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Comenio achava que a educacao era a unica chance de mudar o mundo para melhor. Para ele a tecnologia da informação tinha um importante papel no cenário da educação, não devendo entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo do conhecimento.
FERNANDA VILAÇA
ResponderExcluirADM 2º PER
O pensamento humanista de Comênio ainda contribui muito para a educação nos dias atuais. "Ele era um grande idealista e queria mudar a escola com a dialética". Hoje os educadores devem sim trazer a realidade social para dentro de sala, mas somente a tecnologia da informação não seria capaz de realizar uma revolução na educação, porque muitas pessoas ainda não tem acesso a esssa tecnologia. Ainda hoje a educação tem que melhorar muito.
Elieser Ferreira
ResponderExcluir2º Periodo - Administração.
Essa tecnologia de informação que, cada vez mais vem sendo usada nas escolas, ajuda no processo da aprendizagem, essa tecnologia, alem de melhorar a comunicação e a relação entre alunos pobres e informatica, tambem os prepara para o mercado de trabalho, uma vez que o mesmo usa tambem desta para suas atividades, assim com a ajuda do governo para a aquisição desta tec., o uso e o ensino correto desta mesma, seria um grande passo para que a tecnologia da informação ajude no processo de revolução na educação.
Olá.
ResponderExcluirEducar valendo-se dos meios tecnológicos atuais, formando cidadãos criticos e conscientes das mazelas e conquistas da sociedade, seria perfeito. Como Comênios defendia, a educação deveria ser para todos, a fim de se atingir um mesmo fim. Mesmo passado muitos anos do tempo de Comênios, tal conquista ainda não aconteceu. Falta muito para que nossa sociedade seja educada com qualidade e igual direito para todos.
Renan Rodrigues de Souza
ResponderExcluir2° periodo de ADMINISTRAÇÂO
sim,porque com a tecnologia da informação a disposição
de todos fica bem mais facil ensinar, pois com ela é
possivel ensinar a teoria ja mostrando um pouco mais
como é na pratica. ao meu ver comenico estava pensando
nisso quando criou a expressão "didacografia". temos todu
em mãos para que possa ser feita a revolução na educação
Ana Lúcia da Cunha 2ºperíodo CCO - TC.2009
ResponderExcluirEu posso afirmar com toda certeza que a tecnologia da informação é capaz de realizar essa revolução, no que diz respeito a inclusão digital, pois a internet permite que milhares de pessoas se conectem e troquem informações, que podem ou não proporcionar o conhecimento. Além do mais, através dela nos mantemos informados sobre o que acontece a nosso redor sem sequer sairmos de casa.
Enfim, as tecnologias de informação são capazes de promover essa revolução, pois essas mesmas tecnologias influenciam na formação de opinião, fazendo assim uma globalização de informações úteis para a solução de problemas ou até mesmo como exemplo do que não deve ser feito em determinadas situações nas quais um país, uma sociedade passam.
osmar campos da silva 2°cco
ResponderExcluirTodo o conhecimento e filosofia que comênio deixou poderia e deveria contribuir muito para a sociedade hoje,se fosse aplicada pelos governantes mudaria consideravelmente a educação.
fernando 2°cco
ResponderExcluirComênio estava muito avançado para sua época,com isso nos contemplou com obras maravilhosas.A tecnologia faz sim muita diferença no ensino,se fosse aplicada com dedicação um pouco do conhecimento de Comênio teriamos uma educação bem melhor .
BOA TARDE:
ResponderExcluirAPOS ler o texto, conclui que Comênio lutou por um ideal que até hoje se encontra sem solução, embora muitos politicos se enchem de louvor em dizer que estão preocupados em encontrar um solução para a educação e muitos deles talvez nem saibam que a muitos séculos atras já havia um grande sábio lutando por isso.
Sem dúvida a tecnologia pode e muito ajudar a educação, mas para isso é preciso deixar a especulação de lado e tratar do assunto com mais respeito e seriedade.
CLAUDEMYR JORGE BANDEIRA 2º PERÍODO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS 2009
Luciana Maria de Lúcio
ResponderExcluirSegundo Período de Ciências Contábeis.
Para Comênio, o homem é um ser completamente racional,com isso o homem tem que "entender" de si e de tudo, desta forma aplicar esse "entendimento" diretamente na educação. Para ele a realidade da vida tem que ser dita dentro de uma sala de aula. Acreditava que com a Educação e a didática, mudaria o mundo.
Em minha opinião, sua maneira de educar as pessoas não deixa de ser uma maneira correta. O que mais falta nos dias de hoje é realmente a EDUCAÇÃO. Com ele podemos perceber que desde anos atrás, já existiam pessoas com o propósito de EDUCAR. E o que falta até hoje, são pessoas querendo aprender...
Junior Maciel Arantes
ResponderExcluir2°período - ciências contábeis
Comênico realmente foi um homem a frente do deu tempo. Pois se pararmos pra pensar, como que uma pessoa em pleno século XVII poderia ter uma visão tão avançada em relação a educação de seu tempo, e que infelizmente até hoje não é vista por todos os representantes do povo.
Comênico sabia que para uma criança adquirir um melhor conhecimento, era preciso que todas fossem tradadas de maneira igual, visando a qualidade de cada uma, respeitando seus sentimentos e suas limitações.
Além de tudo Comênico visava uma educação completa, ou seja um conhecimento de tudo, da vida em geral.
sim,pois com as informações da atualidade social podemos preparar os estudantes para discutir ,ficar ciente da atualidade social.Sugerir opiniões para mudar,melhorar a sociedade em que vivemos e quando sair da sala de aula colocar em pratica com esperança e perseverança de um mundo mudado para melhor.
ResponderExcluirEliara Oliveira Simião/2ºp/Ciências Contábeis
Comênio acreditava que a educação deveria ser um instrumento de instrução para todos, nao deveria estar restrita apenas as camadas mais favorecidas da sociedade.Ele acreditava também que a inteligência e sentimentos das crianças deveriam ser respeitadas, e que o relacionamento entre eles deveria ser harmonioso e natural.Ele via os avanço da tecnologia como forma de auxiliar a universalidade da educação.
ResponderExcluirComênio não foi o único pensador de seu tempo a combater o pedantismo literário e o sadismo pedagógico, mas ousou ser o principal teórico de um modelo de escola que deveria ensinar "tudo a todos", aí incluídos os portadores de deficiência mental e as meninas, na época alijados da educação. Ele defendia o acesso irrestrito à escrita, à leitura e ao cálculo, para que todos pudessem ler a Bíblia.
ResponderExcluirA obra de Comênio corresponde também a outras novidades, entre elas "o despertar de uma nova concepção de criança, como diz Gasparin. Ele a trata em seus livros com muita delicadeza, num tempo em que a escola existia sob a égide da palmatória, continua o professor A educação era vista e praticada como um castigo e não oferecia elementos para que depois as pessoas se situassem de forma mais ampla na sociedade.
Comênio acreditava que a salvação da alma poderia ser alcançada durante a vida terrena e que o caminho para isso poderia ter a ajuda da ciência.
Ana Lúcia da Cunha-2°periodo CCO-2009
ResponderExcluirNa minnha opinião a tecnologia de informação
é capaz de realizar essa revolução,no que diz respeito a inclusão digital,pois através dela as pessoas trocam informações das quais adquirem conhecimento.Para Comênio a sociedade tem o direito de saber ,em nossos tempos o saber se resume em internet.
Enfim,com a tecnologia de informação formamos
cidadãos conscientes ,que buscam o saber através
da troca de informação.
boa noite fessor
ResponderExcluiraqui e o julio 2 periodo de adm
depois de ter lido o texto conclui que
comênio foi um grande representante da educação moderna por realmente se preocupar com as crianças é no que teve maior destaque.
Via os avanço da tecnologia como forma de auxiliar a universalidade da educação.
Fabiana Nogueira Silva
ResponderExcluir2º Período Administração
Acredito que a tecnologia de informação seria capaz, sim, de realizar uma revolução. Sabemos que pessoas ainda possuem um acesso restrito à informações e a educação, porém, uma grande maioria está antenado a tudo o que acontece no mundo, seja pela TV, por jornais, rádio, revistas, comentários com amigos, livros, entre outros. Os meios de comunicações, de certa forma, acabam influenciando as pessoas, sendo então o melhor caminho para desenvolver uma revolução.
Que seja uma revolução positiva!!Que lutemos como Comênio por ensino de "tudo para todos", que todos tenham direito e condições de estudar e ajudar no desenvolvimento mundial.
Antigamente, o estudo era limitado pela Igreja Católica, e nem todos podiam ter acesso ao limitado conteúdo permitido. Hoje, a Igreja não controla, mas o acesso a uma educação de qualidade ainda é precário. O que acontece? Será que em vez de evoluirmos, estamos arrumando formas de regredir?
Quem sabe um dia realizamos o sonho de Comênio e acabamos com a maioria dos problemas atuais.
Para mim Comênio foi um dos maiores pensadores da educação que lutou para que todos tivessem direitos iguais. Para ele a educação deveria ser para todos sem exclusão de ninguém, todos deveriam aprender usando sempre os avanços tecnológicos. E apesar de todos os feitos dele naquela época, hoje com muito mais tecnologias ainda passamos por muitas dificuldades na educação
ResponderExcluirBom Dia Prof.!
ResponderExcluirSou Déborah Mury do 2º período de CCO.
Comênio teve como finalidade na educação levá-la pra todos, uma educação com valor dado ao conhecimento, com aplicação prática, onde se ensina a fazer as coisas, com um conhecimento claro, objetivo.
O papel da educação segundo Comênio tinha o objetivo de integralizar os novos que estão chegando e incluir os marginalizados, assim mantendo e conservando os indivíduos num todo social: a educação como sendo adaptadora do indivíduo à sociedade.
A tecnologia da informação com certeza seria capaz de realizar essa revolução sim, pois ela tem bem como a idéia de Comênio de integralizar as pessoas, de globalização, dando informações a todos os indivíduos.
Walter N. Ramos
ResponderExcluir2º ADM
Comênio estava alem de sua época, com idéias modernas. Mas mesmo vivendo em um mundo onde havia muita repressão e guerras religiosas ele ainda sonhava com a educação ao alcance de todos. A tecnologia faz sim muita diferença no ensino, se fosse aplicada com dedicação um pouco do conhecimento de Comênio teríamos uma educação bem melhor.