quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fórum de Filosofia da Educação - valor 2.0 pts.

Comênio - O pai da didática moderna.

A maior contribuição de Comênio para a educação dos dias de hoje é, segundo o professor Gasparin, a idéia de "trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados à disposição". De tão fascinado pela invenção da imprensa e pela possibilidade de disseminação de conhecimento que ela representava, Comênio criou a expressão "didacografia" para designar o método universal de ensino que ele pretendia inaugurar. Nos dias de hoje, a tecnologia da informação seria capaz de realizar essa revolução? Qual é a sua opinião?

29 comentários:

  1. Está aí pessoal do 1º Período de Pedagogia - Fupac. A questão é para ser refletida e respondida levando-se em conta inclusive a opinião dos(as) colegas! Assim faremos uma bela participação interagindo com os outros através dessa maravilhosa ferramenta que é o computador. Procure ser claro, crítico e aprofundar a questão colocada. Se você quiser, poderá até acessar mais de uma vez e fazer uma réplica. Isso seria formidável! Bom trabalho a todos. Prof. Sérgio.

    ResponderExcluir
  2. Não é possivel. O filósofo tcheco ultrapassou o sistema medieval , defendeu o ensino "tudo paratodods " e o foi o primeiro teórico a inteligencia e os sentimentos das crianças , e no meu ponto de vista hoje em dia as pessoas não se emportam muito com isso tudo, só pensam em dinheiro e em si mesmas.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza!É por isso que estou atraves desta tecnologia mostrando o meu aprendizado e dando-lhe minha opinião.
    Comênio não era um louco sonhador,ele era um homem muito além do seu tempo.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a tecnologia na sala de aula,estimula o aluno para querer saber mais,sair da rotina:"professor fala e aluno escuta".Comênio queria o contrário,queria professor ensinando menos e aluno aprendendo mais.Ele foi um brilhante filosofo que deveria estar entre nós.

    OBS:Professor adorei os seus quadros

    ResponderExcluir
  5. Acredito que sim, e concordo com a Elza, pois se mostrarmos para cada criança um amplo espaço de tecnologias estamos preparando-os para o futuro, pois serão eles que trabalharão em nossos lugares e até que isso aconteça é preciso que eles paticipem desde já, na minha opinião todas as escolas principalmente as púplicas deveriam ser compultadorizadas desde o primeiro ano para desde já se famíliarizarem com o mundo atual.

    ResponderExcluir
  6. As crianças, adultos e adolescentes com certeza se encantariam com uma escola totalmente moderna.Mas, não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade capitalista onde cada um só quer o melhor pra si.
    Para ser realmente uma revolução temos que mudar primeiro o espírito do mundo.Não basta ter equipamentos se as pessoas não tem disponibilidades para ensinar.
    Ensinar é uma arte, um dom.O verdadeiro professor se doa por inteiro ao aluno,despertando nesse o interesse por mais conhecimento independente dos meios.
    As maiores descobertas foram feitas das mais simples formas.
    Fabíola Maria dos Santos.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, porque através deste veículo tão importante que é o computador e a internete podemos expressar nossas opiniões e fazer com que pessoas argumentem conosco.
    O ideal para a educação seria tirar o aluno da mesmisse e dar a ele liberdade de expressão para que ele possa mostrar seus conhecimentos através de debates com o professor e colegas dentro da sala de aula, excluindo da educação o conhecimento testado através de provas.

    ResponderExcluir
  8. Creio que para haver uma revolução na sociedade precisamos primeiro revolucionar a educação. É claro que a tecnologia , a Internet e outros meios tecnológicos são ferramentas muito importantes na educação. Mas o que mais precisamos, hoje, são de professores comprometidos com seus alunos, que amem ensinar e que façam seus alunos entenderem a importância da educação e do conhecimento, que percebam e valorizem o aprender como a preparação para um futuro promissor. Só assim poderemos realizar a revolução do conhecimento e como conseqüência , uma revolução na sociedade. Penso que o futuro melhor é a educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. As idéias de Comênio continuam vivas até hoje.O acesso a internet possibilita que o aluno explore o mundo sem restrições. Na Didacografia a aprendizagem deixa de ser imposta pelo professor que passa a ser o intermediário entre o aluno e o saber.Precisamos aliar a tecnologia com professores bem preparados e comprometidos com a profissão.
    " Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender,mas a fazer."

    ResponderExcluir
  11. Concordo que para o ensino ser de qualidade, seja necessário instrumentos tecnológicos avançados, mas não podemos nos esquecer da importância do professor na vida do aluno, que busca um futuro mais promissor.

    ResponderExcluir
  12. A tecnologia sem duvida auxilia muito na prática da educação mas independente desses meios, o professor é a ferramenta mais importante pois é ele quem irá fazer com que o aluno adquira real interesse pelo conhecimento. A preparação do professor é fundamental pois de nada adianta um grande material tecnológico se não há um corpo docente qualificado e comprometido com a aprendizagem.Por outro lado, havendo professores competentes e ferramentas de alta tecnologia, o aprendizado se tornará mais atrativo aos olhos dos alunos surgindo assim um maior interesse por esse "novo" tipo de conhecimento. Cintia de Oliveira Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Creio que a tecnologia da informação é muito importante quanto o professor, pois com a tecnologia os alunos se adaptam com o séc em que vivemos e se interessam mais nos estudos,pq se não for feito coisas diferentes eles seguem os exemplos de seus pais e vão querer seguir a mesma carreira profissional,por outro lado também o professor tem que ser criativo e sempre proporcionar um bom estudo,e fazer com que o aluno se interesse mais pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente, pois já vivemos no mundo da tecnologia, onde passado e presente se misturam.Antes, as escolas seguiam uma metodologia mais tradicional e esperavam que os alunos trouxessem as tarefas(sempre bem extensas) completas e corretas, num tempo com poucos meios de pesquisas.Hoje os tempos são outros: Temos um instrumento poderoso que é a internet que colabora para que nossa aprendizagem tenha um desempenho melhor.

    ResponderExcluir
  15. Acredito que as novas tecnologias, no caso a internet é muito importante para aprimorar às aulas. Não se deve usar a tecnologia para substituir o professor que é a figura mais importante, pois independente da tecnologia ele também traz conhecimento. Se utilizarmos só a tecnologia para ensinar nossos alunos as aulas não serão tão proveitosas quanto a relação de contato aluno/professor.
    Cabe ao educador andar de mãos dadas com a tecnologia, mas escolhendo o modo certo de passar isso para o aluno.As novas tecnologias se bem utilizadas pode fazer uma revolução na vida escolar e futuramente profissional de um aluno.

    ResponderExcluir
  16. N sO E cApAz CoMo VaI fAzEr IsSo FuTuRaMeNtE, mAs N sErA dE uMa HoRa PaRa oUtRa Q aS cOiSaS vAo AcOnTeCeR, pRa IsSo O pRoFeSsOr DeVeRa DoMiNaR a TeCnOlOgIa E o AlUnO dEvErA tEr Um BoM cOnHeCiMeNtO dA tEcNoLoGiA.

    ResponderExcluir
  17. Sim.A informática é uma revolução tecnologica muito importante para o conhecimento.Seria possivel usar os meios tecnologicos na sala de aula,assim teriam mais conhecimento da realidade social do nosso país e até mesmo do mundo.

    ResponderExcluir
  18. sim. Pois a tecnologia (internet)contribui para o aprendizado do aluno, mas o aluno não pode se prender somente na tecnologia. Então, é bom a existência de professores bem qualificados nas escolas, pois eles também são meios importantes np qual o aluno pode adquirir muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  19. sim, a tecnológia favorece muito o conhecimento e a aprendizagem, mas precisamos sim de uma posição mais solida e concreta, onde só o professor consegue transmitir atraves do contato com o aluno.

    ResponderExcluir
  20. A tecnológia é essencial nos dias atuais, mas é preciso saber usá-la. A internete é um meio de comunicação muito eficas. Claro! Temos que saber usufruir. Mas nada como um professor intelectual para transmitir seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Acredito que não, pois apesar de toda essa tecnologia trazer muita informação, é preciso uma conscientização da sociedade a respeito da educação, pois não basta dar aos jovens acesso a esses meios, pois o que eles buscam nem sempre é voltado para esse fim, é interessante mostrar à eles que tem uma importante ferramenta nas mãos e não apenas um passatempo.
    Vanessa Aparecida Pereira.

    ResponderExcluir
  23. A tecnologia surgiu para ajudar o meio social.E educação deveria andar de mãos dadas com esse meio de comunicação tão próximo de nosso cotidiano.Penso que os professores tinham que se unir mais à essa tecnologia,não desvalorizando seu valor,pois a figura de um professor na sala de aula é fundamental,nada substitui esse contato professor e aluno.Caba a cada profissional saber fazer o melhor uso dessa ferramenta,mostrando que ela não é somente usada para a diversão(ainda nos dias atuais onde a criança fica tanto tempo em frente de um computador)mas mostrar o quanto ela é importante para aprender,saber conhecimentos novos.

    ResponderExcluir
  24. Todo material que um eficiente professor tiver em mãos deveria sim ser capaz de provocar essa revolução, mas imersos em uma sociedade que consegue destruir e desencaminhar por suas próprias mãos o que poderia ser benéfico para seu desenvolvimento, transformando tudo e qualquer tecnologia em algo que pode nos fazer mau; Em base disso sou obrigada a argumentar que embora essa tecnologia se usada de forma correta pode proporcionar essa Revolução, se usada de forma incorreta pode não só disseminar como até mesmo regredir o que até hoje já foi conquistado. Eu acredito que o Homem do século XXI ainda não se encontra preparado e nem merece de tal Revolução , pois não somos capazes de entender uma simples matéria estudada anos atrás pelos nossos antepassados e discutida perante anos como a Filosofia e a Psicologia que por anos ficaram guardadas em uma gaveta do esquecimento e que só agora volta a tomar seu devido lugar em meio a uma sociedade caótica e desorientada que precisa reorganizar suas raízes para poder crescer e germinar frutas não só bonitas mais bem estruturadas. Ass: Ruhanna Marcelle.

    ResponderExcluir
  25. É indispensável ter presente hoje a utilização da Tecnologia de informação na educação porque estas consistem em escolarizar as actividades que têm lugar na sociedade, procurando adapta--las aos seus objectivos e permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento.

    ResponderExcluir
  26. Concordo com a maioria dos colegas penso que o futuro melhor é o estudo de qualidade.A tecnologia surgiu para ajudar o meio social.Educação deveria andar de mãos dadas com esse meio de comunicação proximo de todos nós

    ResponderExcluir
  27. Sim, pois entendo que para o bom aprendizado do aluno, seja necessária a união da tecnologia de informação juntamente com bons professores. Com o auxílio à internet é possível ganhar tempo, isso significa um aluno com maior conhecimento.

    Ana Margarida Abry dos Santos - 1º Período

    ResponderExcluir
  28. SIM.A TECNOLOGIA REVOLUCIONOU COM MUITA RAPIDEZ,AJUDANDO O HOMEM A RESOLVER VARIOS PROBLEMAS AO MESMO TEMPO,ISSO FAZ COM QUE A CIENCIA REPOUSE SOBRE UM CONJUNTO DE TEORIAS TRAZENDO LIBERDADE DE EXPRESSAO E NOS PROPORCIONANDO CADA VEZ MAS AO CONHECIMENTO COTIDIANO.

    ResponderExcluir
  29. Com certeza a tecnologia auxilia muito no aprendizado e é claro que o professor é indispensavel é uma ferramenta pra andar juntas...
    Dora Carvalho

    ResponderExcluir